domingo, 13 de fevereiro de 2011

REDE DE VIZINHOS AJUDA A REDUZIR A CRIMINALIDADE EM JUIZ DE FORA

Alice T. Santoro, de Juiz de Fora, MG, enviou-nos e-mail relatando estes fatos:

Uma rede de vizinhos que mantém a vigilância nos bairros de Juiz de Fora conseguiu reduzir a criminalidade. O projeto acaba de chegar a um dos maiores bairros da cidade esta semana.

Um único gesto. O símbolo do projeto em que os próprios moradores monitoram as ruas e contam com o apoio dos vizinhos na vigilância diária. Foi assim que a autônoma Heloísa Helena Cabral conseguiu evitar alguns problemas.

O bairro São Judas Tadeu foi o primeiro de Juiz de Fora a receber a “Rede de Vizinhos Protegidos” há dois anos. Neste período o índice de furtos e arrombamentos a residências caiu 52%, graças à colaboração da comunidade. Hoje a sensação de segurança é bem maior.

Com o sucesso entre os moradores, o projeto se expandiu a outros bairros da zona Norte e chegou neste ano à zona Sul, no Cruzeiro do Sul e Jardim América. Agora será implantado no Santa Luzia, que apresentou um crescimento no número de crimes contra o patrimônio.

De janeiro a novembro de 2009 foram 71 furtos e arrombamentos contra 82 em 2010. Um aumento de 15%, que já preocupava os moradores. A inauguração da Rede de Vizinhos contou com solenidade oficial e banda de música da Polícia Militar.

Houve também uma demonstração de como funciona o projeto na prática. Um policial se fez passar por um bandido em atitude suspeita. Assim que uma moradora o avistou, deu o sinal de alerta.

Acionada, a PM abordou o rapaz e o prendeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário