segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LEMBRETE

SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2011
 DOS COORDENADORES DE LAÇOS

Amanhã, terça-feira, dia 1º de março, será realizada a segunda reunião ordinária de 2011 dos coordenadores de laços da REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS DO BAIRRO ESPLANADA.

Local: Rua Violeta, 463

Horário: de 20h às 21h.

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS

RUA BONINAS

O nome bonina é dado a várias espécies de plantas da família das Asteraceae. Ainda que considerada sinônima de margarida, malmequer ou bem-me-quer, esta designação popular é pouco precisa.
 Bonina (margarida)
Bonina (calêndula)

Assim podem ser chamadas também de bonina algumas espécies de margarida e calêndula ou malmequer.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS

RUA TULIPA

A tulipa (tulipa spp) é uma flor da família das liláceas.
 Campo de tulipas

Há cerca de cem espécies de tulipas , do tipo que têm folhas oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança).  É uma flor solitária formada por seis pétalas e de cores e formas  bem variadas.  

sábado, 26 de fevereiro de 2011

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS

RUA MADRESSILVA

De perfume inigualável, a madressilva (Lonicera caprifolium / Lonicera periclymenum) é uma trepadeira de florezinhas delicadas de coloração branca e amarela, de folhagem verde escura.


Seu nome, tanto em inglês, honey (= doçura/mel) / suckle (=amamentar/sugar), quanto nas outras línguas latinas  ( madreselva no espanhol; madreselva no italiano, significa "mãe selva"; e no francês, chêvre-feuille, "mãe cabra") enfatizam a ideia do doce amamentar, evocando uma regressão infantil a um passado gostoso e seguro no colo materno da "mãe positiva".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS


RUA CRAVINAS

A cravina é uma planta herbácea, que pode ostentar flores vermelhas de várias tonalidades, assim como róseas, brancas, roxas ou mescladas.

Nome científico: Dianthus chinensis L.
Família: Caryophyllaceae.
Origem: Ásia e Europa.


 Cravinas vermelhas







 Cravinas mescladas





terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS

RUA BEGÔNIA

As begónias são originárias das Américas e das savanas, apresentando muitas espécies e diversas cores.



Begônia verrnelha

Begônia amarela

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

NOMES DAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA E SEUS SIGNIFICADOS

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DO NOME DE SUA RUA?

Como acontece com a maioria das ruas do bairro Esplanada, cujos nomes homenageiam plantas, o nome Cocais se relaciona ao reino vegetal. Ele se deve a uma mata de transição situada no nordeste brasileiro entre a caatinga e o cerrado, tendo como vegetação típica as palmeiras, como o babaçu, a carnaúba e o buriti.

Carnaúba

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CONSTRUÇÃO DE VIADUTO VAI SAIR DO PAPEL

A Vale, a maior empresa de mineração do Brasil, anuncia o início das obras de modernização da linha férrea que liga o Horto, em Belo Horizonte, a General Carneiro, em Sabará.

O projeto, considerado grandioso, incluirá a pavimentação de ruas e avenidas, viadutos, passarelas e implantação de áreas verdes e de lazer.

Finalmente os moradores dessa região, que utilizam a av. dos Andradas como alternativa de acesso ao centro, ficarão livres dos congestionamentos  causados pela passagem das enormes composições que trafegam diariamente no referido trecho.



O acesso à av. Itaituba, que divide os bairros Boa Vista e São Geraldo, que atualmente é feito numa passagem de nível perigosa, vai contar com um moderno viaduto – até agora o sonho de muitas gerações e pesadelo de muitos motoristas...


A previsão é de que as obras comecem após o período das chuvas.

Parabéns à Vale por essa bela iniciativa!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CUIDADO COM A SAÚDE – AR CONDICIONADO NO CARRO

Dica enviada por A. M.
Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.
Abra as janelas assim que entrar no seu veículo, e não ligue logo o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer (note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos.
O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2.
O interior de um carro estacionado  com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/  1,84-3,68 mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas.
 Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar
quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado. O benzeno é uma toxina que também afeta os rins e o fígado. É uma substância tóxica muito difícil de ser expelida pelo organismo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOSSO BAIRRO NA TV RECORD




No próximo sábado, às 12h, dia 19 de fevereiro, a TV Record (BH) contará a história do bairro Esplanada em seu programa Balanço Geral.

Tome nota: sábado, TV Record, às 12h.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

REDE DE VIZINHOS AJUDA A REDUZIR A CRIMINALIDADE EM JUIZ DE FORA

Alice T. Santoro, de Juiz de Fora, MG, enviou-nos e-mail relatando estes fatos:

Uma rede de vizinhos que mantém a vigilância nos bairros de Juiz de Fora conseguiu reduzir a criminalidade. O projeto acaba de chegar a um dos maiores bairros da cidade esta semana.

Um único gesto. O símbolo do projeto em que os próprios moradores monitoram as ruas e contam com o apoio dos vizinhos na vigilância diária. Foi assim que a autônoma Heloísa Helena Cabral conseguiu evitar alguns problemas.

O bairro São Judas Tadeu foi o primeiro de Juiz de Fora a receber a “Rede de Vizinhos Protegidos” há dois anos. Neste período o índice de furtos e arrombamentos a residências caiu 52%, graças à colaboração da comunidade. Hoje a sensação de segurança é bem maior.

Com o sucesso entre os moradores, o projeto se expandiu a outros bairros da zona Norte e chegou neste ano à zona Sul, no Cruzeiro do Sul e Jardim América. Agora será implantado no Santa Luzia, que apresentou um crescimento no número de crimes contra o patrimônio.

De janeiro a novembro de 2009 foram 71 furtos e arrombamentos contra 82 em 2010. Um aumento de 15%, que já preocupava os moradores. A inauguração da Rede de Vizinhos contou com solenidade oficial e banda de música da Polícia Militar.

Houve também uma demonstração de como funciona o projeto na prática. Um policial se fez passar por um bandido em atitude suspeita. Assim que uma moradora o avistou, deu o sinal de alerta.

Acionada, a PM abordou o rapaz e o prendeu. 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SEGURANÇA – ASSUNTO PUBLICADO NO JORNAL “ESTADO DE MINAS”

Publicação: 02/01/2011  
Moradores de um prédio de seis apartamentos no Bairro Buritis discutiram, em reunião, quais providências poderiam tomar para evitar situações como o arrombamento que acontecera em uma das unidades, à luz do dia. Sem saber, falavam das premissas básicas do projeto Rede de Vizinhos Protegidos, implantado pela Polícia Militar. Só em Belo Horizonte, estima-se que já existam mais de 5 mil redes e o projeto está se expandindo para o interior e outros estados.

Na discussão, os moradores do Buritis tentaram reconstituir os passos dos arrombadores: acionaram o interfone aleatoriamente, para saber qual unidade estaria vazia; usaram alguma artimanha para conseguir que alguém abrisse a porta da rua; entraram sem alarde, arrombaram o apartamento que visavam e saíram com o produto do roubo pela porta da frente, sem que ninguém percebesse.

É a situação típica em que, segundo o tenente-coronel Idzel Fagundes, comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar e idealizador do projeto das redes, estão presentes as três circunstâncias do que ele chama de Triângulo do Crime: a vítima em potencial, desatenta e desavisada; o infrator motivado e o local vulnerável, com ausência de polícia. "Para o crime ocorrer, é necessário o somatório das três pontas do triângulo", explica o oficial. A rede, segundo ele, tem o objetivo de criar dificuldades para a consumação do delito.

"Com pequenas dicas de segurança, o crime pode ser evitado", garante. As providências imaginadas pelos vizinhos do Buritis vão nesse sentido. Eles decidiram pôr alarme para o caso de a porta permanecer aberta mais tempo que o necessário, fizeram entre si recomendações de atenção redobrada, com orientações a moradores, faxineiras e domésticas, e concluíram que um precisa conhecer mais os hábitos dos outros, para perceber qualquer situação anormal.

A ideia é exatamente que todas as pessoas participem. O grupo, com o apoio da polícia, cria estratégias para identificar o risco e avisar a polícia. "Não é a polícia que vigia, são os moradores", diz o tenente-coronel Fagundes. As alternativas de defesa solidária surgem à medida que a comunidade desperta para a segurança pública. %u201CTudo pode ajudar: barulho, cerca elétrica, grades. A soma dos esforços vai contribuir para melhorar a segurança%u201D, afirma o militar.

Redução dos crimes
Ele garante que, onde há redes funcionando efetivamente, a criminalidade chega a diminuir em até 80%. "A gente cria uma sensação de segurança nos participantes", avalia o tenente coronel. Para ele, a comunidade é muito mais importante no processo do que a polícia.
A PM se dispõe a mandar representantes para participar de reuniões de comunidades que desejem implantar a rede. Há orientações básicas aplicáveis a todas as situações, mas existem também especificidades de cada local que permitem ou demandam a criação de estratégias que serão definidas pelos militares e pelos moradores, que conhecem melhor sua situação.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SE FOR AO RIO DE JANEIRO, CUIDADO AO PEGAR TAXI!

Um leitor que pede para não ser identificado envia a seguinte denúncia:

Indo ao Rio, por precaução nunca pegue na rua um taxi com vidro escuro (Insulfilm).

Bandidos inventaram mais uma modalidade de assalto: O “Táxi Pirata”, com um assaltante se passando por motorista.

Dentro do taxi a pessoa já é rendida. Enquanto eram pequenos roubos a coisa não chocava tanto, mas agora eles estão levando as pessoas para cativeiros. Já existem registros de casos trágicos, pessoas que, infelizmente, foram assassinadas!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COMO FOI A PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2011

Não se pode dizer que o número de participantes dessa reunião, realizada ontem, tenha sido muito grande, a ponto de ocupar todas as cadeiras do recinto.

A bem da verdade, a importância dos assuntos discutidos merecia uma participação maior, principalmente dos descontentes, que gostam de cobrar mais efetividade, ora da polícia, ora da diretoria da Associação Comunitária do Bairro Esplanada (ACBE), ora da própria Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Esplanada (RVPBE).

É necessário que os moradores de nossa comunidade se conscientizem de que nossa RVPBE adquiriu uma importância muito grande como organização comunitária de alcance difuso.

Em alguns momentos, A RVPBE se confunde com a própria ACBE, pois ambas as entidades são dirigidas pelas mesmas pessoas e o local onde são realizadas as reuniões oferece mais conforto e melhor localização. Além disso, as pessoas chamadas a participar são em número bem maior.

Também não se pode esquecer que os contatos com autoridades são realizados muitas vezes pela própria RVPBE em nome da ACBE, ou até em nome de toda a comunidade.

Foram discutidos, entre outros, os seguintes assuntos de interesse de nossa comunidade:

- Adesão de um novo integrante da rua Begônia, Sr. João Moraes de Brito, militar reformado do exército, que se prontificou a criar e coordenar um laço no quarteirão entre a rua 28 de setembro e rua das Oficinas;

- Resposta da CEMIG a ofício enviado pela ACBE, no qual a entidade reclama das constantes interrupções de energia elétrica que o bairro Esplanada vinha sofrendo;

- Resposta da BHTRANS a ofícios enviados pela ACBE, em que a entidade solicita melhorias no trânsito de várias ruas do bairro Esplanada;

- Estudo para implantação de redutores de velocidade em diversos pontos de nosso bairro.

Você, que não compareceu a essa última reunião, anote e programe-se: a próxima reunião ordinária está marcada para se iniciar às 20h do dia 1º/3/2011, isto é, na primeira terça-feira de março.  “A Segurança Pública, dever do Estado, é direito e responsabilidade de todos”.