“Tenhamos coragem de levantar bem alto as Bandeiras da Solidariedade. Amor non quaerit causam, nec fructum: O amor fino não busca causa nem fruto” (Antonio Casteleiro, poeta português).
"O pequeno Arthur de Morais, de 3 anos, tem pressa. O menino tem uma batalha dura pela frente e, para vencê-la, precisará de um exército solidário. Quanto mais gente se alistar, maiores as chances de ele sair vitorioso. Ele tem enfrentado maratonas de quimioterapia e internações para combater a leucemia linfóide aguda (LLA), a mais comum na infância. Apesar de o tratamento ter lhe trazido bons resultados, há poucos dias a doença voltou. Desta vez, enfrentá-la é um pouco mais difícil: será preciso um transplante de medula. Em Minas, outras 37 pessoas esperam por esse procedimento. A boa notícia é que o cadastro nacional e internacional de doadores tem aumentado no país, que já tem 2 milhões de pessoas interessadas em doar. No ano passado, 75 mineiros conseguiram o transplante.
Para multiplicar a chance de o filho encontrar um doador, o pai não se cansa nem poupa esforços. “Mandei e-mails para meus amigos. Depois, comecei a usar a rede social, pedindo às pessoas que fizessem o cadastro para serem doadoras de medula óssea”, conta. Como já trabalhou com dezenas de artistas mineiros, Guilherme decidiu ir além nessa campanha. Com recursos próprios, tem gravado vídeos com grupos como Jota Quest, a banda 14 Bis e a dupla César Menotti e Fabiano, em que os famosos estimulam os fãs a tornarem-se doadores voluntários, explicando como funciona o cadastro.
Uma conquista já foi alcançada. Mobilizado pela causa, um grupo de voluntários, chamado Força do Bem, disparara convocações pela internet, chamando os internautas a se cadastrar no Hemominas, na próxima segunda-feira, quando pelo menos 100 pessoas devem se apresentar. O procedimento é extremamente simples. Para integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) basta ser maior de 18 anos e menor de 54 anos.
Procedimento simples
Muitos se enganam, temendo a doação. Temos medula óssea em todos os ossos do corpo, mas a concentração maior é nos ossos da bacia. Por isso, quando o doador é compatível com alguém é feita a retirada de sangue dessa região. O procedimento dura apenas 40 minutos e os riscos são praticamente nulos.
Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), há em todo o país, 1,2 mil pessoas à procura de um doador. Por ano, são feitos, em média, 1,8 mil transplantes" (publicação: ESTADO DE MINAS).
Doe esperança! Cadastre-se como doador de medula óssea! Apenas 5ml podem salvar uma vida! Site em que poderão ser obtidas maiores informações: http://www.5mldeesperanca.com.br/
Relação dos principais centros que realizam transplantes e coleta de medula óssea no Brasil:
Nenhum comentário:
Postar um comentário