MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR NO BAIRRO ESPLANADA
A rede de monitoramento da qualidade do ar da Região Metropolitana de Belo Horizonte conta com mais uma estação automática. A inauguração aconteceu no dia 13/12, às 15h, durante o Seminário ‘Qualidade do Ar na Região Metropolitana de Belo Horizonte: desafios e propostas’, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – Av. Belém, 40, Esplanada.
Participaram do evento o presidente da FEAM, José Cláudio Junqueira, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o secretário municipal de Meio Ambiente, Nívio Lasmar.
A estação foi instalada e será operada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e integrará a rede de monitoramento da qualidade do ar da região metropolitana. “Agora a rede conta com 11 estações, distribuídas pela Capital, Betim, Contagem e Ibirité”, informa a gerente de Gestão da Qualidade do Ar da FEAM, Elisete Gomides Dutra. Os dados das medições são transmitidos por rede telefônica, em tempo real, a uma central instalada na FEAM e os resultados são gerenciados pela Fundação e disponibilizados em boletim diário e relatório anual, no site www.feam.br.
As estações de monitoramento são cabines climatizadas onde são instalados analisadores de gases, sensores meteorológicos e sistemas de aquisição e transmissão dos dados. Os poluentes monitorados são óxidos de nitrogênio, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, partículas respiráveis e partículas inaláveis, além de parâmetros meteorológicos. Os dados de todas as estações da rede são transmitidos em tempo real a três centrais de aquisição de dados do Centro Supervisório de Qualidade do Ar da FEAM.
Fonte: Ascom / Sisema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário