Rede de Comerciantes Protegidos
Para integrar ainda mais o elo entre Polícia Militar e comunidade, a Corporação, por meio do 49º Batalhão, lançou, na manhã do dia 12 deste, a Rede de Comerciantes Protegidos de Venda Nova.
O evento aconteceu na Rua Padre Pedro Pinto em frente à Praça Santo Antônio (Praça da Matriz) e contou com a presença do PM Amigo Legal e um comboio de viaturas.
O evento aconteceu na Rua Padre Pedro Pinto em frente à Praça Santo Antônio (Praça da Matriz) e contou com a presença do PM Amigo Legal e um comboio de viaturas.
CRIAÇÃO
A rede foi criada como um desdobramento de outro programa de sucesso da PMMG, o Rede de Vizinhos Protegidos. O programa, que se originou na cidade de Belo Horizonte há cerca de seis anos, foi criado pelo Comandante do 49º BPM, Tenente-Coronel Fagundes, e tem o objetivo de firmar ainda mais a proximidade entre polícia e comunidade, a vigilância constante e a cumplicidade entre os moradores. Uma das armas é o apito que é utilizado sempre que há suspeita ou flagrante de crime, inibindo a ação criminosa.
Segundo o Ten-Cel Fagundes, a partir deste programa, ele verificou a necessidade de criação da Rede para comerciantes. "Temos hoje, 30 redes de vizinhos atuantes na região de Venda Nova. Percebi que o comércio também demandava esta ação. O comerciante vai deixar de ser a vítima para também colaborar com a PM para a resolução de problemas", explicou o Oficial que ainda ressaltou que no caso de lojas, os funcionários assim que notarem algo de suspeito utilizarão campainhas, que serão acionadas por interruptores que estão interligados em todo o comércio próximo.
REDE
Mais de 150 lojistas da região estarão interligados por meio de uma rede de solidariedade para tratar e solucionar os problemas relacionados à criminalidade e qualidade de vida do centro comercial de Venda Nova.
Após várias reuniões entre os comerciantes e a Polícia Militar, a primeira ação foi o lançamento do projeto, por meio da identificação feita por um placa afixada na parte externa do estabelecimento com os dizeres "Comercio Monitorado" Rede de Comerciantes Protegidos. No interior do estabelecimento haverá também adesivos fixados em locais estratégicos que identificarão a participação do comerciante no projeto.
Nesta primeira etapa do projeto, os comerciantes irão contar com assessoria técnica de um PM que irá fazer visitas periódicas ao estabelecimento fornecendo dicas de segurança e pesquisas de avaliação das ações do projeto. Segundo o Ten-Cel Fagundes, "A participação dos envolvidos de uma forma geral e nas reuniões conjuntas com a policia militar irá possibilitar uma otimização dos recursos humanos e logísticos a fim de melhor empregar o policiamento na região comercial de Venda Nova. Um outro fator fundamental será a melhoria do relacionamento e integração entre os próprios comerciantes e entre a Polícia Militar no qual possibilitará a discussão conjunta para a solução dos problemas que afligem toda a comunidade."
O próximo objetivo da rede é aumentar o número de participantes e fortalecer cada vez mais o projeto. A Rede de Comerciantes protegidos pretende também que outros órgãos participem do projeto, na medida de sua responsabilidade, contribuindo para que os objetivos possam ser alcançados.
Para ingressar no projeto a única exigência feita pela Polícia Militar é a boa vontade e participação nas reuniões. Os interessados podem procurar o Tenente Ronan Sassada, na sede da AISP9, localizada na Avenida Vilarinho número 1551. O militar também está disponível para maiores informações no telefone 87992697.
Release da PMMG: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/conteudo.action?conteudo=11896&tipoConteudo=noticia
Cortesia da Rede de Vizinhos Protegidos Santa Tereza, de Divinópolis, MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário