PORTEIROS SÃO BONS AUXILIARES DA SEGURANÇA PÚBLICA
Olhar atento para cada detalhe. Eles estão 24 horas ali. Sabem tudo que se passa. E no caso de um intruso com certeza perceberão. Seja um carro estranho seja um pedestre ansioso, eles estão sempre alertas. Para contribuir no monitoramento diário da cidade, a Polícia Militar conta também com novos parceiros: os porteiros. A Secretaria de Estado de Defesa Social, em parceria com a Câmara do Mercado Imobiliário (CMI), lançou o De olho na rua, proposta para integrar o policiamento comunitário da capital por meio de uma rede de comunicação.
Há cinco anos, o projeto foi implantado no Recife (PE) e, nos últimos anos, expandido para outras capitais brasileiras, como Salvador, Fortaleza, Goiânia, Florianópolis. Representantes da Polícia Militar visitaram a capital pernambucana para conhecer de perto o funcionamento do sistema e como adaptá-lo à capital mineira.
O projeto foi implementado em caráter experimental em Belo Horizonte. O primeiro bairro a participar foi o Belvedere, na Região Centro-Sul, com cerca de 30 condomínios. De lá para cá, o sistema foi expandido para o Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste, e deve ser levado também para dois bairros da Região Centro-Sul: Funcionários e Santa Lúcia.
Segundo o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais e Sindicato do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, Ariano Cavalcanti de Paula, a partir de agora a expansão para outras regiões deve ser facilitada. “Com a contribuição da sociedade, o resultado pode ser melhor. Vamos promover uma interlocução entre os condomínios e a PM para atrair novas adesões e contribuir para a sustentabilidade do programa”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário